Objectivos
a) Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu e transmiti-lo, por todos os meios ao seu alcance, aos outros membros da comunidade em que estão inseridos.
b) Promover, com o apoio das entidades competentes, acções de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:
- A Europa - por exemplo, nos seus aspectos geográficos, históricos, culturais, económicos.
- As instituições europeias (da União Europeia e o Conselho da Europa) - por exemplo a sua estrutura, funcionamento, objectivos.
- Os Estados-membros da União Europeia e do Conselho da Europa – por exemplo, aspectos da vida política, social, cultural.
- O património cultural e natural da Europa.
- Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea.
- O papel da Europa no mundo.
- O processo do alargamento da União Europeia e as suas implicações.
c) Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças, e no respeito pelas identidades nacionais;
d) Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas;
e) Contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;
f) Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos – jovens cidadãos europeus – designadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.
Para a concretização destes objectivos, os “Clubes Europeus” deverão utilizar todos os meios ao seu dispor, por exemplo:
⇒ Articulação de todo o seu trabalho com as instituições comunitárias, nomeadamente o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, com as embaixadas, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, os outros centros de informação europeia e outras instituições nacionais ou internacionais, públicas ou privadas, que concorram para a dimensão europeia na educação e ainda com o Conselho da Europa.
⇒ Recolha, organização e divulgação de documentação e informação eactualizada com recurso, nomeadamente, às instituições atrás referidas.
⇒ Organização de sessões de informação (colóquios, reuniões informais, etc.) abertas às comunidades educativas e locais, nomeadamente com o apoio das instituições referidas.
⇒ Organizações de exposições e mostras de materiais diversos que permitam um conhecimento mais vasto e mais profundo da União Europeia, do Conselho da Europa e dos diferentes países.
⇒ Divulgação e participação em actividades que contribuam para a introdução da dimensão europeia na educação, nomeadamente a “Primavera da Europa”, “A Europa na Escola”, “O Parlamento Europeu dos Jovens”, os programas da agência nacional para os programas comunitários Sócrates e Leonardo da Vinci e outras.
⇒ Organização de actividades culturais, concursos e exposições, sobre temas de interesse europeu, e/ou participação nessas actividades;
⇒ Organização do “Dia da Europa” (9 de Maio), da “Semana da Europa” e por exemplo de “Semanas” dos Estados-membros, consagradas a cada um dos países da União Europeia/Conselho da Europa.
⇒ Promoção de intercâmbios de informação e documentação entre os “Clubes” dos diversos estabelecimentos de ensino nacionais e “Clubes” ou escolas de outros países europeus.
⇒ Organização de visitas de intercâmbio entre os diferentes “Clubes” nacionais e “Clubes” ou escolas de outros países europeus;
⇒ Produção e/ou promoção de material didáctico adequado, como por exemplo de jogos, puzzles, jornais.
Cada “Clube Europeu” poderá elaborar o seu regulamento interno ( não se afastando destas bases gerais) e criar o seu emblema ou insígnia e o seu lema.