CIEJD: Recursos para Investigadores
O Centro de Informação Europeia Jacques Delors oferece um conjunto de actividades relevantes para estudantes e investigadores: acesso ao European Navigator - ENA, à Base da Dados Mediateca, Infomediação da UE Multimédia e o Prémio Jacques Delors.
CIEJD: Recursos para investigadores
1. European Navigator - ENA - Aplicação multimédia sobre a evolução histórica e institucional da Europa Unida desde 1945 até aos nossos dias.
O Ena oferece uma grande variedade de documentos multimédia (discursos, documentos históricos, fotos, faximilados, cartoons, ficheiros audio e video, entrevistas, mapas interactivos e diagramas) em suporte multilingue, organizados cronologicamente e por assunto.
Existem duas versões combinando documentos históricos originais e textos de síntese de alta qualidade: uma versão Internet e uma versão adaptada às necessidades do Ensino, Enaacademic.
O Enaacademic poderá ser consultado na Mediateca do CIEJD, de terça a sexta, das 10 às 19 h e sábados, das 10 às 18 h. Esta disponibilização resultou da implementação de uma cooperação estreita entre o Centre Virtuel de la Connaissance sur l’ Europe - CVCE - e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
2. Base da Dados Mediateca - 19 000 referências das obras disponíveis na Mediateca CIEJD
Base pesquisável em texto integral, compreendendo imagens e textos de todos os documentos existentes na Mediateca do CIEJD. É alimentada diariamente através da introdução de documentos adquiridos, após terem sido submetidos a tratamento documental adequado. Pesquisável por palavra e descritor (Eurovoc).
3. Acesso à UE Multimédia
Os utilizadores podem aceder ao Europa por satélite e a um directório de sites e bases de dados sobre a UE, podendo usufruir do apoio de um técnico ou integrar uma visita guiada à Mediateca.
4. Comunidade: Prémio Jacques Delors
O Prémio Jacques Delors distingue anualmente um trabalho de investigação sobre a União Europeia.
O Objectivo desta iniciativa é Incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a temática da União Europeia. Este conceito inclui teses de mestrado e doutoramento.
Destinatários - Todos os licenciados nacionais.
Prémio - Edição da obra e uma compensação pecuniária de 5.000,00 (cinco mil euros).
CIEJD: Projectos digitais em curso
1. Novo portal: a criação de uma comunidade virtual
Ainda este ano vamos oferecer um Portal CIEJD novinho em folha. Juntámos o resultado de um questionário aos nossos ciberutilizadores aos 9 anos de experiência na Internet e concebemos um espaço virtual sobre a União Europeia em língua portuguesa, organizado por vários públicos e categorias lógicas. As portas principais serão: Institucional, Mediateca, Comunidade, Informação e Formação.
Interactividade, Difusão Selectiva de Informação e Acessibilidade são as palavras-chave do novo projecto.
Objectivos:
- Disponibilizar informação e conteúdos de forma lúdica e pedagógica;
- Construir uma verdadeira comunidade sobre a UE, ponto de encontro natural entre quem oferece e procura notícias, teses ou projectos;
- Adequar os conteúdos e o discurso sobre a UE às necessidades específicas de cada um.
Sabemos que mais do que andar à procura de conteúdos sobre a União Europeia na Internet, os utilizadores querem receber no seu email newsletters temáticas e cartões electrónicos - informativos, animados e pedagógicos. Por isso, sonhámos uma nova Europa digital em movimento.
2. Base de Dados InfoEuropa
A BD INFOEUROPA tem como objectivo central a criação de um repositório de documentação e informação sobre a União Europeia, constituído pelos fundos documentais do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) e da Direcção-Geral dos Assuntos Comunitários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas (DGAC) numa única interface de pesquisa. Para além disso, pretende abranger todos os aspectos da gestão de conteúdos analógicos e digitais, desde a catalogação, classificação, indexação e armazenamento até à sua difusão junto do público-alvo.
Conteúdos em destaque:
- Documentos existentes na DGAC, nomeadamente, o espólio do processo de adesão e de integração portuguesa na Comunidade Europeia;
- Documentos oficiais electrónicos em texto integral da UE, em língua portuguesa;
- Programas comunitários e nacionais incluindo, os convites à apresentação de propostas.
3. Sala de teses e monografias sobre a UE
Os autores de teses e monografias sobre a União Europeia terão finalmente um espaço na internet para publicarem as suas obras na sala virtual de teses do CIEJD. Basta preencherem um formulário, enviarem o respectivo ficheiro e aguardar a validação. Por outro lado, os investigadores encontrarão teses e monografias sobre a UE disponíveis em texto integral e respectiva ficha documental.